Achei legas esta ideia presente na revista Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental I:
DUAS DÚZIAS DE COISINHAS À-TOA QUE DEIXAM A GENTE FELIZ -
de Otavio Roth e Ruth Rocha
Poesia em filme (1º ao 5º ano) |
1. Providencie uma filmadora e um aparelho de TV. 2. Selecione alguns poemas curtos para que sejam lidos por algumas pessoas da comunidade escolar (professores, alunos e funcionários). 3. Na companhia dos alunos, registre com a filmadora a leitura dos poemas. 4. Na próxima aula, assista ao filme com os alunos e chame a atenção para a mobilização corporal de quem está lendo ou declamando. 5. Observe que qualquer pessoa pode ler um poema, mostre que o gênero é de fácil acesso e oferece grande capacidade de memorização. 6. Promova um debate para que a turma possa expressar o que reconheceu com as leituras. |
Sarau literário (4º e 5º ano) |
1. Organize oito encontros com o objetivo de promover o contato dos alunos com a poesia, treinar a leitura em voz alta e marcas do estilo dos autores. 2. Mostre que ler para o outro exige entonação, cadência e menos silabação. 3. Dê liberdade para que escolham os livros que têm vontade de ler, se querem ler sozinhos ou em dupla, exercitando a autonomia e desenvolvendo o seu senso lírico. 4. No último encontro, promova um Sarau Literário Oficial, seguindo os moldes antigos, intercalando leituras de poesias de autores conhecidos e da própria autoria dos alunos. |
Decalque de livro poético (4º e 5º ano) | |
1. Promova a leitura da obra Duas Dúzias de Coisinhas à-toa que Deixam a Gente Feliz, de Otávio Roth e Ruth Rocha (Editora Ática). O livro utiliza a linguagem poética para elencar uma série de prazeres que deixam os autores felizes. 2. Após diferentes leituras (individual, com o professor e em duplas), sugira que a turma escreva um livro em conjunto, cujo título será As Coisinhas à-toa que Deixam Nossa Classe Feliz. 3. A proposta é basear a obra da classe na técnica de decalque (usar um texto existente como modelo para uma nova obra). Porém, a escrita deve ser remodelada com a inserção de elementos pessoais. Dessa forma, cada aluno deverá substituir os prazeres do autor por seus próprios prazeres e também ilustrar seu texto. 4. Junte as produções e monte um belo livro. Não se esqueça da capa, quarta capa, dedicatória, sumário e outros elementos importantes. |
A felicidade é feita de pequenas coisas, que acontecem de repente e podem até passar despercebidas. Mas que são capazes de fazer adultos e crianças sentirem a mesma alegria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recado: