Algumas Palavras...


"Sem a curiosidade
que me move,
que me inquieta,
que me insere na busca
não aprendo
nem ensino."
(Paulo Freire)

13 de janeiro de 2011

Qual caixinha você oferece aos seus alunos?!

Em férias - no desvio - é bom colocar em dia boas leituras de livros e artigos, além de fazer coisas diferentes que nunca podemos ao longo do ano... Ao receber por e-mail uma chamada para votar no 14º salário aos professores _
PÁGINA OFICIAL DO CONGRESSO NACIONAL BRASILEIRO

Votem a favor do 14º salário para professores no endereço: www.senado.gov.br/noticias/opiniaopublica/votar_enquete.asp


Sobre o Projeto - Acesse:
http://legis.senado.gov.br/mate-pdf/13898.pdf

_ fiquei me questionando sobre vários aspectos na realidade que nos assola. Inicialmente, revoltei-me por estar parecendo que estamos esmolando algo ao governo, mas isso foi seguido de raiva ao lembrar das propagandas na mídia televisiva incentivando as pessoas para que tornem-se professores.
Bem, deixando de lado esse momento de indignação, pensei que logo logo retornamos às escolas e que algo precisamos continuar a fazer para o bem de nossos alunos. Recordei uma leitura que fiz durante uma disciplina de estágio em Português e Literatura ao Ensino Médio: A Caixa de Brinquedos de Rubem Alves. Quando essa leitura me surgiu aos olhos, eu estava me questionando se o que estava propondo à turma era realmente essencial e se faria a diferença na vida deles, já que sabemos que adolescentes não são nada fáceis de lidar, principalmente ao iniciar o trabalho logo em uma disciplina de estágio. Sou muito acostumada ao pensar infantil que diz o que pensa e que sabe conversar, entender e ouvir. E como são grandes esses pequenos. Agora, adolescentes... fazem parte de outro universo e sintonizar o canal para chegar até eles, não é tarefa simples!

Bom, aí fica a dica de leitura para este restar de férias:

http://www.rubemalves.com.br/acaixadebrinquedos.htm

Boa leitura e Bom descanso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado: